Tuesday, March 13, 2007

Sobre a amizade


A amizade é coisa de gente cuja alma ultrapassa os limites da matéria. Até mesmo Aristóteles já sabia de tal transcendência quando disse: "A amizade é haver uma alma em dois corpos."


Um amigo pode ser encontrado em quase qualquer esquina, mas em estado bruto a ser lapidado pelas diferenças e abrilhantado pela sintonia.

Um amigo novo nos espera a cada esquina do tempo e pode ter se criado junto ou ter a leve impressão de que cresceu contigo. Ele pode ser um irmão, um primo, um pai, um amor, alguém que cruzou a nossa estrada de repente, mas nunca um qualquer, porque amigos estão em sintonia conosco desde que nos entendemos por gente. É como se as estrelas e o ar que há na Terra ligasse as pessoas que são parte de uma mesma matéria ou força. Quantas vezes nos surpreendemos ao descobrir que aquele amigo também sonhava nossos sonhos quando ainda não havíamos nos encontrado?

Assim também pensava Goethe quando falava da amizade e ele também descobriu que para que o mundo valha a pena é necessário ter amizades:


"Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado." (Goethe)


Essa é a grande graça das amizades verdadeiras. Nos fazemos completos quando nos encontramos. Não há depressão que supere a presença de um amigo e por isso é preciso cultivar e cuidar, como quem planta um girassol, desta prenda iluminada que é a amizade.
Nós também precisamos nos lembrar que um amigo não pode ser deixado em qualquer esquina, porque somos capazes apenas de criar amizades, mas não de destruí-las. Uma amizade, quando cultivada na verdade do nosso ser não termina nunca, estamos atados para sempre sem poder nunca retornar.


"Diz-me, diz-me: isso é uma amizade ou uma algema?"
(Josemaría Escrivá)

A amizade não morre com a matéria do nosso corpo, ela vive para sempre no berço das estrelas de onde viemos espalhada em diversos "eus" que retornam aos poucos para a eternidade.











"Se morreres antes de mim, pergunta se podes levar um amigo."
(Stone Temple Pilots)
Vanessa Aquino.

No comments: